Chaval é o primeiro município a vacinar 100% do rebanho contra febre aftosa

8 de junho de 2011 - 14:25

O Município de Chaval localizado no extremo norte do Ceará foi o primeiro a vacinar 100% do rebanho, na primeira etapa da campanha contra a febre aftosa. As informações são da Adagri de Granja. A unidade local é responsável por mais sete municípios: Barroquinha, Camocim, Chaval, Martinópole, Uruoca, Moraújo e Coreaú. Nestes municípios, os registros oficiais já apontam índices superiores a 90%, cumprindo a meta estipulada pelo Governo do Estado.

O índice satisfaz as mais rígidas exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) além de garantir a sanidade de todo o rebanho bovino. A vacinação também serve de estímulo para outros municípios quanto a importância da vacinação contra a febre aftosa.

O resultado é fruto da parceria entre a Adagri, a Ematerce, a Prefeitura do Município, através da secretaria municipal de agricultura e do Escritório de Atendimento à Comunidade. “Nos últimos anos, os índices são sempre altos porque há um trabalho conjunto e comprometido de todos os órgãos oficiais da região”, explica o veterinário e fiscal agropecuário Eudson Almeida sem deixar de lado o esforço dos agricultores, “reflete também o alto grau de consciência sanitária e de comprometimento do produtor rural do município”.

Participaram ativamente da primeira etapa da campanha, a titular da Secretaria de Agricultura de Chaval Karina de Oliveira Veras, a gerente regional da Ematerce Lúcia de Souza Freitas, o gerente local da Ematerce Francisco José Magalhães e demais servidores da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural, além do servidor da secretaria Francisco Merislândio Ribeiro Paiva (centro da foto), dos servidores da Unidade Local da ADAGRI, fiscal agropecuário Eudson Almeida (direita na foto) e o técnico agropecuário Jailson José da Silva (esquerda na foto) e outros profissionais ligados ao setor.

Assessoria de comunicação

twitter.com/@adagri