ADAGRI fiscaliza uso de agrotóxico em Mauriti

13 de junho de 2011 - 03:00

A unidade local da ADAGRI de Brejo Santo, na região do Cariri esteve em Mauriti para fiscalizar uma propriedade produtora de fumo. Essa cultura irrigada é comum no município. A propriedade visitada é responsável pela contratação de 30 produtores que trabalham numa área cultivada de 80 hectares.

 

Os servidores da Adagri, o fiscal agropecuário José de Oliveira Santos e o agente de defesa agropecuária João Entramos nenhuma irregularidade. Tudo está dento da lei nº 12.228/93 e da NR 31 que trata da saúde e condições de trabalho na atividade agropecuária,” informa o fiscal agropecuário José de Oliveira.

Durante a fiscalização, foi percebida baixa utilização do agrotóxico, em uso apenas na formação das mudas, e o descarte correto das embalagens. Os produtos fiscalizados estavam acompanhados de receituário agronômico e nota fiscal, além da existência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Outro item observado foi a presença de cartazes informativos sobre o manuseio e aplicação de agrotóxicos em todas as residências dos produtores e nas áreas de exploração com a cultura do fumo. Nos lares são distribuídas cartilhas de orientação sobre saúde e segurança do trabalhador que utiliza defensivos agrícolas. Os canteiros para produção das mudas são sinalizados com placas de advertência, informando tratar-se de área tratada com agrotóxicos e proibindo a entrada de pessoas sem o uso de EPI. “A única sugestão que fizemos foi de acrescentar mais um equipamento de proteção, colocando uma fita zebrada entorno dos canteiros”, finaliza José de Oliveira.

 

O uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos e afins representa um desafio para o poder público e a sociedade, tendo em vista suas graves conseqüências para a saúde da população e do meio ambiente.

Os agrotóxicos são importantes para a proteção das plantas em relação ao ataque de pragas e doenças, no entanto podem ser perigosos se forem utilizados de forma errada. A preocupação vai desde o momento da aquisição do produto até o destino das embalagens vazias.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

3101 7631

www.twitter.com/@adagri