PECNORDESTE debate registro de granjas

16 de junho de 2011 - 03:00

Durante palestra no setor de avicultura da PECNORDESTE 2011, o diretor de Produção da Associação Brasileira de Avicultura (ABABEF), Ariel Antônio Mendes destacou as ações da diretoria técnica da UBABEF e alertou sobre a importância da Instrução Normativa nº 56 que trata da fiscalização, registro e monitoramento das granjas avícolas.

Os avicultores tem até o dia 6 de dezembro de 2012 para registrarem suas propriedades no PNSA – Programa Nacional de Sanidade Avícola. Para a execução das atividades comerciais, as granjas prescisam se registrar no órgão estadual de defesa agropecuária, no caso do Ceará, é a ADAGRI, ligada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário. O registro é uma exigência do Ministério da Agricultura.

No Ceará são cerca de 200 unidades produtivas. De acordo com a legislação, o avicultor, deve procurar o escritório da Adagri mais próximo ao seu estabelecimento, para solicitar o registro e providenciar a documentação necessária. Serão pedidos, por exemplo, cópia do cartão de CPF ou CNPJ e memorial descritivo das medidas higiênico-sanitárias e de biossegurança, dentre outros.

Na última sexta feira, a ADAGRI participou de palestra na Associação Cearense de Avicultura, onde o MAPA explicou a legislação e pediu o empenho dos produtores, veterinários, técnicos avícolas e membros do conselho estadual de sanidade avícula para o cumprimento do prazo.

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

3101 7631

www.twitter.com/@adagri