Ceará bate recorde e vacina 92,06% do rebanho contra febre aftosa

20 de junho de 2011 - 14:20

O Ceará vacinou 92,06% do rebanho no Ceará, ou seja, 2 milhões, 343 mil e 772 animais entre bovinos e bubalinos (búfalos) foram vacinados contra a febre aftosa. O número final da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre afotsa, atingiu a meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA . O Ceará tem aproximadamente, 2 milhões e 500 mil animais, entre bovinos e bubalinos e 140 mil produtores.

A meta alcançada é o passo mais importante para que o Ceará alcance a situação de zona livre de febre aftosa com vacinação, com previsão para o reconhecimento nacional até o final de 2011 e reconhecimento internacional até o inicio de 2012. Mas ainda é preciso uma reestrutração da ADAGRI. Para isso, a Agência através da SDA, está assinando dois convênios plurianuais no valor aproximado de R$ 15 milhões para ações nas áreas de sanidade animal e vegetal. O recurso será para estruturar os escritórios locais e regionais.

 


Os números foram divulgados nesta segunda feira (20) em entrevista coletiva no auditório do parque de exposições Governador César Cals, anexo ao prédio da SDA. “O índice é fundamental, mas não é suficiente. Passaremos por uma auditoria do MAPA dia 26 e precisaremos reestruturar a ADAGRI. O Governador Cid Gomes já deu total apoio”, explicou o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins.

 

 

Entre os municípios que mais vacinaram, o destaque vai para Fortaleza. A capital nunca havia atingido números maiores do que 60%. Nesta primeira etapa em 2011, foram 93,69% do rebanho vacinado. Mérito dos produtores, mas também dos técnicos e fiscais agropecuários que foram até o campo alertar aos criadores sobre a importância da vacina. 141 municípios vacinaram acima de 90% do rebanho. 3 municípios vacinaram 100% dos animais. São eles Chaval, Piquet Carneiro e Palmácia. 40 municípios vacinaram abaixo de 90%. “Na primeira etapa da campanha de 2010, vacinamos 85,06% dos animais. Este ano foram mais de 212 mil animais a mais do que no ano passado”, comemora Nelson Martins.

Agora a Adagri emitirá uma lista com os produtores inadimplentes e, a partir daí, fará a vacinação assistida junto aos criadores. Quem não cumprir os prazos, além da imunização compulsória e multa no valor de R$ 13,43 por cabeça, a fazenda poderá ser interditada e ainda ter o nome incluído na dívida ativa do Estado. “Em janeiro tínhamos cerca de 37 mil produtores inadimplentes. Hoje temos pouco mais de 23 mil que falharam em uma das duas últimas campanhas. Vamos reduzir esse número ainda mais até o mês que vem com as ações de pós campanha”, afirma Augusto Júnior, presidente da Adagri

A primeira etapa da campanha contra a febre aftosa foi lançada no Ceará dia 3 de maio, na fazenda Nazaré, em Mararanguape. A primeira etapa se encerrou no dia 31 de maio. No dia 15 de junho, encerrou o prazo para que os produtores entregassem a declaração de vacina do rebanho. A segunda etapa da campanha começa em novembro.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

3101 7631

www.twitter.com/@adagri