Auditoria do MAPA fiscaliza ADAGRI

27 de junho de 2011 - 03:00

Auditores do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento estão em Fortaleza para verificar as condições da Adagri – Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – quanto à defesa sanitária animal no Estado. O resultado da auditoria é um dos elementos necessários para que o Ceará saia da condição de médio risco da febre aftosa e passe para livre com vacinação.

 

A fiscalização vai até o dia 1º de julho. Os fiscais federais também irão para as Unidades Locais de Itapipoca, Canindé, Quixadá, Quixeramobim, Tauá e Crato. “A mudança de status trará inúmeros benefícios para os criadores pois permitirá o livre trânsito dos animais por todo país, influenciando na competitividade de preços”, explica Joaquim Sampaio, coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção contra Febre Aftosa – PNEFA.

Na primeira etapa da campanha contra a febre aftosa no Ceará, realizada no mês de maio, o Estado vacinou 92,06% do rebanho no Ceará, ou seja, 2 milhões, 343 mil e 772 animais entre bovinos e bubalinos (búfalos). O Ceará tem aproximadamente, 2 milhões e 500 mil animais, entre bovinos e bubalinos e 140 mil produtores.

Estão no Ceará, os Fiscais Federais Agropecuários Orazil Romeu Brandini, Coordenador Geral de Combate às Doenças da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA e Luiz Cláudio Coelho, FFA da Superintendência Federal da Agricultura do Distrito Federal, acompanhados do FFA Vicente Feitosa da Superintendência Federal da Agricultura do Ceará.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

3101 7631

www.twitter.com/@adagri