ADAGRI debate regularização do leite em Solonópole

29 de junho de 2011 - 03:00

A Assembleia Legislativa, através da subcomissão de convivência com o semiárido, realizou na última terça feira (28), audiência pública no município de Solonópole no Sertão Central.

O objetivo do debate foi discutir sobre a comercialização e a regularização do leite e seus derivados junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Foram debatidos ainda o fornecimento de subsídios através da consultoria do SEBRAE e fomento financeiro pelas Instituições de liberação de crédito para a Agricultura Familiar. A iniciativa foi do Presidente da Subcomissão, Deputado Leonardo Pinheiro.

O prefeito de Solonópole, Valterno Pinheiro, disse que o principal intuito do debate é a geração de emprego e renda para a população, lembrando que já foi implantada a inseminação artificial do gado no município. “Queremos uma produção de leite maior. É importante criar uma associação ou cooperativa de todos os produtores da região para que, cada vez mais, a política de desenvolvimento do semiárido evolua”, complementou.

O representante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Márcio Peixoto, informou que a pasta ampliou a produção estadual para cem mil litros de leite por dia no Ceará, destacando também a aquisição de tanque de resfriamento de leite. Segundo ele, na região de Solonópole foram entregues dois tanques, que são importantes, principalmente, para as comunidades da agricultura familiar.

Adrianne Paixão, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, e a representante do Sebrae, Wilma Ferreira, destacaram a importância dos cuidados nos processos da produção do leite e dos seus derivados, especificamente o queijo. Wilma ressaltou, ainda, a qualidade do potencial empreendedor do Sertão Central.

*Com informações da Assembléia Legislativa

Assessoria de comunicação