ADAGRI intensifica atividades de sanidade suídea

6 de julho de 2011 - 13:00

A ADAGRI realiza na tarde da próxima sexta-feira, a partir das 14h, reunião para intensificar as ações de sanidade suídea no Ceará. O encontro será realizado pela coordenação do Programa Estadual de Sanidade Suídea, na sala de reuniões da Agência.

O objetivo da reunião é apresentar o programa para o setor e debater as atividades que serão realizadas em 2011. A coordenação irá recadastrar as granjas comerciais suínas no Estado e intensificar o controle de abatedouros de suínos nos municipios Cearenses.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – tem cerca de 80 granjas cadastradas no Ceará. A ADAGRI cadastrou 35. “Vamos recadastrar essas 35 e buscar as outras para deixar o cadastro atualizado no Ceará”, explica uma das coordenadoras do programa, a fiscal agropecuária Annira Aquino Cortez.

Com relação aos abatedouros, existem 28 espalhados pelos municípios do Estado. Outros sete são cadastrados no Serviço de Inspeção Estadual. O SIE tem como objetivo inspecionar, fiscalizar e controlar aspectos higiênico-sanitário dos produtos, bem como cadastrar e credenciar estabelecimentos que comercializam e realizam as atividades de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos de origem animal. No Ceará existem mais de 55 mil pequenos produtores cadastrados.

A reunião é a primeira ação da Diretoria de Sanidade Animal, que tem a frente Nélio Morais. As equipes de todos os programas da diretoria vão realizar reuniões e definir as atividades do semestre. No total são sete projetos: programa de erradicação da febre aftosa, de brucelose e tuberculose, de sanidade dos equídeos, de raiva herbívoros, sanidade avícola, de ovinos e caprinos e apícola.

Assessoria de comunicação

www.twitter.com/@adagri