ADAGRI fiscaliza animais na EXPOCRATO

11 de julho de 2011 - 18:46

Começou domingo (10) e vai até o próximo dia 17, a 60º Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato). A exposição é a principal feira agropecuária do Norte e Nordeste e uma das maiores do Brasil.

 

Este ano a expectativa é gerar mais de 60 milhões de reais em negócios entre venda de produtos da agricultura familiar, vaquejada, feira e leilões de animais. São 354 baias e mais de 8 mil bovinos, caprinos, ovinos e cavalos.

 

A feira reúne 300 produtores de oito estados brasileiros. Todos interessados em vender ou comprar animais saudáveis e vacinados. Para garantir a sanidade, a ADAGRI – Agência de Defesa Agropecuária do Ceará disponibiliza uma equipe de 14 servidores entre fiscais (veterinários, zootecnistas e agrônomos) e agentes agropecuários.

 

Os animais começaram a chegar na noite de terça feira (5) e de lá pra cá, os servidores já examinaram mais de 4 mil animais. “Estamos trababalhando numa sala dentro do parque de exposições com a comissão de sanidade e também na unidade móvel para atender a todos tranquilamente”, diz o fiscal agropecuário Roger Henrique da unidade do Crato.

 

Até agora, 25 animais foram refugados e mandados de volta para o lugar de origem. Eles apresentaram algum problema de documentação ou sinais de uma possível enfermidade. Além dos herbívoros, a Expocrato espera receber cerca de 10 mil aves. Os pássaros também serão fiscalizados no que diz respeito a obrigatoriedade da GTA – Guia de Trânsito Animal.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

3101 7631

www.twitter.com/@adagri