Adagri fortalece atividades de sanidade animal

18 de julho de 2011 - 17:56

Com o objetivo de fortalecer os programas de sanidade animal da Adagri, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará está realizando uma série de ações e reuniões nos últimos meses.

De acordo com o diretor de sanidade animal, Nélio Morais, só esta semana serão duas reuniões

Na tarde desta segunda feira (18), será realizada reunião com o Coordenador do programa de raiva dos herbívoros, David Caldas, para apresentação do programa, histório epidemiológico da raiva no Ceará e sugestões de melhorias para o programa. A secretaria de saúde fará apresentação sobre os números da raiva urbana no Ceará.

A raiva dos herbívoros é responsável por enormes prejuízos econômicos diretos. A forma mais freqüente em bovinos é a paralítica. Os animais se isolam, ficam tristes e apresentam alterações no funcionamento do cérebro. Nos eqüideos, há um prurido intenso no local de penetração do vírus, além de sinais de intranqüilidade, mudança brusca de apetite e falta de coordenação motora. O período de incubação é variável, porém o mais comum é entre 25 e 90 dias.

Participam da reunião, representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará , Ematerce, Semace, Ibama, Unilan e Secretaria Estadual de Saúde

Na sexta feira, a reunião será sobre o Programa de sanidade equídea.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

3101 7631

www.twitter.com/@adagri