Encontro debate registro de agrotóxicos para minor crops

18 de julho de 2011 - 03:00

A ADAGRI participou na última sexta feira (14), na sede da Superintendência Federal de Agricultura do Ceará, de um debate sobre o registro dos agrotóxicos para culturas de baixo suporte fitossanitários (minor crops). Minor crops são culturas onde há um número insuficiente de agrotóxicos registrados para o controle de pragas que ocorrem nos cultivos. O encontro foi realizado pelo Serviço de Fiscalização de Insumos Agropecuários do Ceará da SFA.

 

Durante o encontro, foram apresentadas as informações quanto à Instrução Normativa Conjunta número 1, de 23 de fevereiro de 2010, que estabelece as diretrizes e exigências para o registro.

 

Antes de ser publicada, a Norma passou pela aprovação do IBAMA e pelos Ministérios da Agricultura e Saúde. Segundo os especialistas, um dos grandes benefícios para os produtores será a adequação às normas de Boas Práticas Agrícolas, essenciais para negociar e/ou fechar contratos de exportação.

 

Para exportar para a Europa, por exemplo, o produtor precisa estar em conformidade com as legislações dos dois Países, inclusive no uso de defensivos. Como no Brasil, para algumas culturas, o uso dos defensivos não era permitido, os produtores não cumpriam os protocolos internacionais que obrigam o registro dos produtos no País de origem e destino. Isso fazia com que o uso fosse feito de forma errada e indiscrinada.

 

Participaram do debate os Gerentes da Área Vegetal Tuffi Habibe e Daniel Camurça e a Assessora Fátima Coelho, além de representantes do IBAMA, SEMACE, ANVISA, CREA e indústrias farmacêuticas.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

3101 7631

www.twitter.com/@adagri