ADAGRI define metas para reforçar sanidade animal no Ceará

19 de julho de 2011 - 13:09

A ADAGRI realizou na tarde desta segunda feira (18), a primeira reunião do programa Estadual de raiva dos herbívoros. A reunião faz parte de uma série de atividades elaboradas pela diretoria de sanidade animal da Agência, com o objetivo de fortalecer o setor no Ceará.

De acordo com o diretor Nélio Morais, os escaminhamentos do encontro irão aumentar o conhecimento sobre a realidade da raiva dos herbívoros no Ceará. Ficou definido a formação de um grupo de trabalho inter institucional formado pela ADAGRI, SFA (Superintendência Federal de Agricultura), SESA (Secretaria Estadual de Saúde), através do LACEN e CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária). Agora, as reuniões serão permanentes e bimestrais. Além disso, o diagnóstico das amostras será feito por três laboratórios.

O LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública) processará todas as amostras de raiva humana (cães e gatos). O UNILAN (Unidade de Laboratório Animal) será responsável pelas amostras de herbívoros (ovinos, caprinos, equídeos e bovinos). E o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) do Crato atuará como referência para Iguatu, Crato, Campos Sales e Ipaumirim.

Hoje, o Estado tem um comprometimento endêmico, apresentando cerca de 15 casos por ano. O número é considerado baixo. Todas as Unidades Locais da Adagri (25) estão envolvidas para reforçar a vigilância. O programa de raiva dos herbívoros é coordenado pelo veterinário David Caldas, pela bióloga Simone Martins e pelo veterinário Erisvaldo Maia Júnior.

Assessoria de comunicação

www.twitter.com/@adagri