ADAGRI realiza cursos para melhoria de abatedouros

11 de agosto de 2011 - 03:00

 

A ADAGRI – Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – irá realizar a partir da próxima segunda feira (15), curso para melhoria da qualidade das carnes e dos derivados nos matadouros públicos e privados.

O curso será realizado, num primeiro momento, em dez municípios que tiveram seus abatedouros construídos ou reformados dentro das boas práticas da vigilância sanitária. O primeiro município a receber a equipe da ADAGRI será Tianguá. Durante uma semana, cerca de 25 funcionários irão participar de palestras e aulas práticas. Nova Olinda, Juazeiro,Forquilha e Itapipoca já estão com o curso agendado.

Entre os temas das palestras estão a história da inspeção industrial e sanitária no Brasil, noções de educação sanitária em abatedouros e características técnicas e operacionais de matadouro. A equipe da ADAGRI é formada pelos veterinários Cícero Emerson, Nilo Batista, Ricardo Coelho e Bento Moura.

Os abatedouros escolhidos tem trilhagem área, “assim a carne do animal não tem nenhum contato com o chão, um mecanismo de abate que segue as técnicas de educação sanitária e ambiental”, explica o veterinário Cícero Emerson, especialista em vigilância sanitária e coordenador do curso.

Em 2009, a ADAGRI fez um levantamento nos 184 municípios Cearenses e constatou que em 179 cidades havia abatedouros. O segundo passo foi indicar quais estabelecimentos necessitavam de reforma ou nova construção. Além dos 10 municípios que irão receber a capacitação, outros 18 aguardam o fim das obras para que possam passar pelo curso de boas práticas de fabricação. As visitas devem durar o ano inteiro.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

3101 7631

www.twitter.com/@adagri