Diretoria de sanidade vegetal apresenta projetos

1 de setembro de 2011 - 14:03

A diretoria de sanidade vegetal da ADAGRI apresentou na manhã desta quinta feira, os projetos desenvolvidos nesse primeiro semestre e os próximos trabalhos a serem desenvolvidos em 2011. A apresentação faz parte do curso de capacitação em procedimentos fiscais nas áreas animal e vegetal do Ceará.
A palestra foi ministrada pelo assessor técnico Tito Carneiro. O agrônomo iniciou agradecendo o trabalho dos servidores nos programas desenvolvidos pela a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará.

Em seguida, Tito mostrou os principais projetos da defesa vegetal e destacou a necessidade permanente de acompanhamento de barreiras. De acordo com o assessor, o Ceará tem 53 postos de fiscalização zoofitosanitária. “A maioria das pragas e doenças se ploriferam através do homem, por isso é importante ter essa vigilância no trânsito”, informou.

Dados apresentados pela diretoria apontam que a área vegetal é responsável por cerca de 29% do PIB na pauta de produtos de exportação do Ceará. Entre os produtos do agronegócio esse número sobe para 63%. O Ceará é o terceiro do País no setor de exportação de frutas.

A apresentação se transformou em debate. Os servidores tiraram dúvidas, fizeram questionamentos e apresentaram sugestões de melhoria no trabalho das barreiras. O Presidente da ADAGRI Augusto Júnior também participou da palestra. Augusto disse que a reestruturação física e de pessoal já está sendo debatida com o Secretário Nelson Martins e com o Governador do Estado, incluindo a chamada dos profissionais aprovados no último concurso.

A tarde, será feita a apresentação da diretoria de sanidade animal, com palestra do diretor Nélio Morais.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

www.twitter.com/@adagri