ADAGRI participa da FECEAF

2 de setembro de 2011 - 18:50

Durante a realização da quarta edição da Feira Cearense da Agricultura Familiar (FECEAF), os agricultores e visitantes podem participar de diversos cursos e palestras. Nesta sexta feira, a veterinária Adrianne Paixão, gerente do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ministrou palestra sobre a qualidade sanitária do alimento produzido pela agricultura familiar.

Adrianne falou sobre a importância do SIE na vida do consumidor. O Serviço de Inspeção Estadual é responsável pela higiene geral, tratamento, preparo,distribução, condicionamento, depósito, embalagem, tudo relacionado à produtos ou subprodutos de origem animal. O que vai para a mesa do consumidor tem que ter o carimbo da inspeção.

A veterinária também destacou o que é preciso para registrar o produto. Desde a licença ambiental até o atestado de saúde dos funcionários.

Em seguida, a fiscal agropecuária Andrea Cavalcante abordou a sanidade vegetal no Ceará. Andrea iniciou a palestra falando da missão da ADAGRI e da importância do controle de pragas no Estado. O Ceará é livre de sigatoka negra, a doença mais grave que acomete a bananeira. A praga seca e mata as folhas.

Andrea ressaltou ainda o trabalho feito nos postos de fiscalização zoofitosanitária para evitar que a praga ultrapasse as fronteiras do Estado. A origem das mudas não pode ser de estados que tenham a praga. Também não é permitido usar a folha da bananeira como proteção o acondicionamento de produtos. “O fungo presente na folha pode disseminar a doença”, explica a fiscal.

A ADAGRI também está fiscalizando a documentação e a sanidade dos animais que chegam diariamente à FECEAF. A expectativa é receber cerca de 480 animais entre ovinos, caprinos, bovinos, aves e peixe.

A exposição vai até domingo no parque de exposições Governador César Cals, em Fortaleza. A FECEAF é uma organização da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Ceará (FETRAECE) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

3101 7631

www.twitter.com/@adagri