ADAGRI participa de reunião sobre produção de queijo artesanal

5 de setembro de 2011 - 21:36

A ADAGRI realiza nesta terça feira (6) em Jaguaretama, reunião com os produtores da região. O encontro foi solicitado pelos próprios produtores em virtude da apreensão de queijos não inspecionados feita pela Vigilancia Sanitária de Fortaleza e pelas ações de educação sanitária promovidas pela ADAGRI. As inspeções feitas pela Agência dizem respeito a regularização dos estabelecimentos produtores de queijo e do registro dos produtos fabricados.

Agora, os produtores querem se mobilizar para atender as regras da legislação sanitária. A reunião está sendo promovida pela Prefeitura de Jaguaretama em parceria com o SEBRAE, através do projeto ALI (Agentes Locais de Inovação) e a ADAGRI representada pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

O Serviço de Inspeção Estadual é responsável pela higiene geral, tratamento, preparo,distribução, condicionamento, depósito, embalagem, tudo relacionado à produtos ou subprodutos de origem animal. O que vai para a mesa do consumidor tem que ter o carimbo da inspeção.

Além disso, o produtor precisa para registrar o produto, ter licença ambiental, atestado de saúde dos funcionários, cópia das plantas do estabelecimentos incluindo equipamentos; memorial econômico-sanitário; Implantação e utilização de Boas Práticas de Fabricação , registro e manual de fabricação dos produtos.

No Brasil, a Lei Federal nº1.283/50 obriga a inspeção prévia de produtos de origem animal e estabelece a obrigatoriedade do registro de estabelecimentos que produzem, manipulem, beneficiem, estoquem produtos de origem animal ou abatam animais. Já o Decreto Federal 30.691/52, regulamenta a lei nº 1.283 e destaca as exigências para aquisição/beneficiamento dos diversos tipos de produtos de origem animal.

No Ceará, as ações de ispeção, registro e produção dos produtos de origem animal são regulamentadas pela Lei nº 11.988/92 e pelo Decreto 22.291/92.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

3101 7631

www.twitter.com/@adagri