Presidente da ADAGRI abre II seminário de doenças emergentes

12 de setembro de 2011 - 19:14

A Secretaria de Saúde do Estado realiza de 12 a 16 de setembro, no Centro de Treinamento da Ematerce, em Caucaia, o segundo seminário de doenças emergentes. O objetivo é promover a atualização e capacitação na vigilância de epizootias – as doenças contagiosas que acometem animais, como raiva e arbovirose.

O curso foi aberto nesta segunda feira (12) pelo Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, representantes da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde. O público alvo são os 60 médicos, veterinários e biólogos das 22 Coordenadorias Regionais de Saúde e da ADAGRI – Agência de Defesa Agropecuária do Ceará.

O II Seminário de Doenças Emergentes vai capacitar os profissionais participantes em epizootias em primatas, aves, equídeos e canídeos silvestres, orientando sobre manejo, captura e coleta de amostras com biossegurança, para o correto diagnóstico de raiva e arboviroses.

Entre as doenças emergentes, o Ceará registrou em outubro de 2010, no município de Aratuba, o primeiro caso de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela, encontrado em equídeos e capivaras.

A intervenção do homem na natureza é responsável pela propagação das arbovisores, doenças com incidência em humanos e animais, provocadas por vírus disseminados através de mosquitos e carrapatos infectados.

As orientações serão acompanhadas do alerta de que nem toda encefalite é diagnosticada como raiva e pode ser provocada por arbovirose ou doença emergente sem registro de caso no Ceará. Assim, o Estado se capacita e se prepara para a identificação e fica mais protegido contra a disseminação de arboviroses.

O curso tem duração de 40 horas, dos quais 25 horas de aula prática, ministradas por dez especialistas e pesquisadores. O tema do segundo seminário foi uma sugestão da ADAGRI em reunião realizada em maio, com a Secretaria de Saúde do Estado e o Ministério da Saúde.

 

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

3101 7631

www.twitter.com/@adagri