ADAGRI participa de reunião técnica no Paraná

22 de setembro de 2011 - 13:16

O Gerente de Inspeção Vegetal, Daniel Camurça, e o Fiscal Estadual Agropecuário, Engenheiro Agronômo, José de Oliveira Santos, estão no Paraná participando de um intercâmbio técnico com os fiscais estaduais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná – SEAB.

O primeiro assunto discutido foi a possibilidade da implantação do SIAGRO (sistema de gerenciamento do uso e comércio de agrotóxico e uso do receituário Agronômico online), no Estado do Ceará. A SEAB já utiliza este sistema a mais de um ano e tem conseguidos ótimos resultados, como a identificação dos agrotóxicos mais utilizados por região e o aumento no número de receituários agronômicos, que no Paraná chega a mais de 3 milhões por ano.” Esta ferramenta irá subsidiar os fiscais estaduais nas ações de campo, identificando quais agrotóxicos são mais utilizados pelos produtores e promovendo o uso do receituário agronômico de forma correta pelos profissionais habilitados, revendas e produtores”, explica Daniel Camurça.

Também fizeram parte da equipe durante a reunião técnica sobre o SIAGRO, o Diretor Florestal da SEMACE, Raimundo Costa e o Técnico de Informática do CREA-CE Aníbal Gondim, além dos técnicos da SEAB.

Durante o encontro também foi discutida a fiscalização de insumos e fertilizantes. Daniel Camurça e José de Oliveira acompanham até o fim da semana todo o procedimento de coleta de amostras de fertilizantes, envio ao laboratório e aspectos legais do procedimento de fiscalização.

A fiscalização de fertilzantes e insumos é de grande importância para a agricultura cearense. Através dela, é possível identificar se os níveis de nutrientes informados nos rótulos das embalagens estão realmente presente no produto, beneficiando, assim, os produtores que poderão adquirir fertilizantes com a certeza de suas qualidades nutricionais.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

3101 7631

www.twitter.com/@adagri