Mais de mil animais são fiscalizados pela ADAGRI em Itapebussu

26 de setembro de 2011 - 11:58

Mais de cem mil pessoas passaram por dia, pelo parque novilha de prata em Maranguape, palco da 66º vaquejada de Itapebussu, neste fim de semana.

No sábado também foi realizado I Leilão Itapebussú Quarter Horse Show. Cerca de mil animais entre bovinos e equinos oriundos de vários estados do Nordeste e também da região Sudeste chegaram à vaquejada e foram fiscalizados por uma equipe de técnicos e fiscais agropecuários da ADAGRI.

A equipe de sanidade animal da ADAGRI esteve presente durante toda a realização do evento.
Para garantir o padrão de sanidade dos animais, a ADAGRI se reuniu com os organizadores da vaquejada e com o médico veterinário, Responsável Técnico pela vaquejada.

A Vaquejada de Itapebussu, é uma das maiores do País. O evento reuniu mais de mil competidores na disputa de R$150 mil em prêmios. A abertura aconteceu na quinta (22), quando uma procissão de 200 vaqueiros caracterizados, saíram da Igreja Matriz de Itapebussu em direção ao santuário do Parque de Vaquejada Novilha de Prata, onde aconteceu a missa do vaqueiro.

Nascida nas caatingas do nordeste, nos tempos do cangaço, a vaquejada surgiu quando não havia o sistema de cercas de arames. O gado era criado junto, em grandes campos, sendo comum se misturarem com os das propriedades vizinhas, principalmente os animais mais bravos. Nessa ocasião os vaqueiros realizavam um multirão chamada “Festa de Apartação”, para separar as rezes de cada fazenda. Em 1945, no pequeno distrito de Itapebussu, iniciou-se a “Festa de Apartação” ou Vaquejada.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

3101 7631

www.twitter.com/@adagri