ADAGRI participa de reunião sobre a ameaça do greening em Salvador

28 de setembro de 2011 - 03:00

O gerente de Vigilância e Defesa Vegetal da ADAGRI, O Engenheiro Agrônomo, Tuffi Habibe está em Salvador participando do encontro para discutir sobre a ameaça do Greening (HLb) para a citricultura nordestina.
O evento acontece no cento administrativo da Secretaria de Agricultura da Bahia e reúne pesquisadores de diversas instituições de Pesquisa do Brasil e de Cuba,além de representantes de Órgãos de Defesa do País.
De acordo com o Tuffi Habibe, o huanglongbing (HLB) é a mais devastadora doença dos citros em todo o mundo. Constatada no Brasil em 2004, é transmitida pelo psilídeo Diaphorina citri e causada por bactérias de floema Candidatus Liberibacter spp.
A doença está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Os danos são severos em todas as variedades de citros e não se conhece resistência genética, sendo o vetor encontrado em todo o país. Ações direcionadas para a divulgação de informações acerca do HLB são urgentes.
A conscientização de produtores, técnicos e governantes e a elaboração de estratégias de manejo e prevenção da doença são imprescindíveis à manutenção do Nordeste brasileiro livre do HLB. O objetivo maior é garantir seu futuro como opção de diversificação e crescimento dacitricultura de mesa e agroindustrial.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

3101 7631

www.twitter.com/@adagri