Assembleia debate situação dos abatedouros no Ceará

20 de outubro de 2011 - 03:00

A ADAGRI participa nesta sexta feira (22), a partir das 14:30h, de audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará, para debater a questão dos matadouros no Estado. O debate será realizado pela comissão de meio ambiente e desenvolvimento do semiárido do legislativo estadual e atende requerimento do presidente do colegiado, deputado Augustino Moreira.

Desde agosto, a ADAGRI realiza curso para melhoria de abatedouros no Ceará. O curso é realizado, num primeiro momento, em dez municípios que tiveram seus abatedouros construídos ou reformados dentro das boas práticas da legislação sanitária. O primeiro município a receber a equipe da ADAGRI foi Tianguá. Juazeiro e Morada nova também já receberam o curso.

Entre os temas das palestras estão a história da inspeção industrial e sanitária no Brasil, noções de educação sanitária em abatedouros e características técnicas e operacionais de matadouro.

Em 2009, a ADAGRI fez um levantamento nos 184 municípios Cearenses e constatou que em 179 cidades havia abatedouros. O segundo passo foi indicar quais estabelecimentos necessitavam de reforma ou nova construção. Além dos 10 municípios que irão receber a capacitação, outros 18 aguardam o fim das obras para que possam passar pelo curso de boas práticas de fabricação. As visitas devem durar o ano inteiro.

Devem participar da audiência, representantes do Ministério Público, da vigilância sanitária, da Federação de Agricultura do Estado, além de produtores. O Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior já confirmou presença. Participam ainda a gerente do Serviço de Inspeção Estadual, Adrianne Paixão e o diretor de Sanidade Animal, Nélio Morais.

 

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

3101 7631

www.twitter.com/@adagri