ADAGRI apreende e destrói mil quilos de banana em Brejo Santo

21 de outubro de 2011 - 12:35

A Unidade da ADAGRI em Brejo Santo apreendeu na última quarta feira,por volta das 18h30, mil quilos de bananas oriundas da Bahia com destino à Paraíba. As frutas foram apreendidas e destruídas porque o condutor do veículo estava sem a PTV (Permissão de Trânsito de Vegetais), documentação fitossanitária obrigatória para contenção de pragas.
Foi preciso o apoio de policiais do Ronda do Quarteirão do Município para efetuar a ação. O condutor já havia sido orientado pelos fiscais da ADAGRI, a voltar para a Bahia, no Posto de Vigilância Fitossanitária de Penaforte, divisa entre os Estados do Ceará e Pernambuco, mas tentou furar o bloqueio e seguir viagem. Os fiscais fizeram o termo de fiscalização, o auto de infração e o termo de destruição da carga.

A ação é embasada pelo artigo 13 da lei estadual 14.145/08, que determina que o trânsito interestadual de vegetais e seus produtos hospedeiros de pragas quarentenárias, com destino a local oficialmente livre das mesmas, somente será permitido quando acompanhado de permissão de trânsito. As instruções normativas do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – de nº 17/05 que aprova os procedimentos para manutenção de área livre de sigatoka negra e nº 54/07 que aprova a Norma Técnica para a utilização da Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV também sustentam a apreensão e destruição da carga.

Na ação de fiscalização em Penaforte foram fiscalizados 21 veículos. A maioria transportando frutas frescas (uvas e mangas) do vale do São Francisco para exportação via porto de Pecém e frutas diversas e hortaliças para os principais mercados consumidores dos Estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de grãos.

A UL de Brejo Santo, dando continuidade as ações do convenio vegetal MAPA/ADAGRI mensalmente realiza blitz nos postos fixos ADAGRI/SEFAZ de Jati e Penaforte, na divisa com o Estado do Pernambuco; no posto da SEFAZ de Monte Alegre, no município do Barro, divisa com a Paraíba e no posto da Polícia Rodoviária Estadual, na localidade Café da Linha no município de Milagres, principal via de acesso a região metropolitana do Cariri (Crato/Juazeiro/Barbalha).

Toda a equipe da Unidade Local da ADAGRI em Brejo Santo participou da ação, tanto da defesa vegetal como da animal, valorizando a ação de cada servidor. Participaram os fiscais agropecuários José de Oliveira Santos e Marcos Antonio Barboza, da UL de Brejo Santo, auxiliados pelos agente agropecuário João Eudes Lopes Mamedes e o zootecnista Eric Cruz. Também tem sido imprescindível, a colaboração da policia militar e dos agentes fazendários da SEFAZ nas as ações de fiscalização nos postos fixos de vigilância.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

3101 7631

www.twitter.com/@adagri