Começa 1º curso de sanidade apícola da ADAGRI

24 de outubro de 2011 - 03:00

Começa nesta segunda feira (24), na sede da ADAGRI, o primeiro curso de sanidade apícola da Agência. O curso coordenador pela zootecnista Érica Weintein da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios é direcionado para Fiscais da ADAGRI, SDA e Ematerce, além de fiscais da Federais.

O objetivo é preparar os profissionais que atuam no Sistema Animal do Ceará, para a inspeção, colheita e transporte adequados das amostras oriundas de colméias de abelhas apis mellifera africanizadas.

A palestra de abertura será feita pelo Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, às 13:30h. Entre os temas do curso, estão os tipos de abelhas no mundo, a biologia, morfologia e fisiologia das abelhas apis mellifera africanizadas, sanidade apícola e doenças de abelhas adultas e outros inimigos das abelhas.

O Ceará tem cerca de 12 mil apicultores. O Estado é o segundo exportador de mel do País e o quinto produtor do Brasil, ficando atrás de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Piauí. Em 2009, a produção foi de mais de 4 milhões e 700 mil quilos de mel, o equivalente a 38% da produção do Nordeste.

O clima, a vegetação e o tipo de abelha presente no Ceará (apis mellifera africanizadas) aumentam o potecinal do Estado para que ele se torne o primeiro exportador de mel do Brasil. A mata nativa não precisa de agrotóxicos e/ou fertilizantes e o tipo de abelha não adoece, não precisa de medicamentos e consequentemente não contamina o mel.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

3101 7631

www.twitter.com/@adagri