Cariri preparado para a 2º etapa da campanha contra a aftosa

25 de outubro de 2011 - 03:00

Servidores da ADAGRI e da EMATERCE se reuniram, na última sexta feira (21) em Brejo Santo, para otimizar as ações de combate a febre aftosa no Ceará. A segunda etapa de vacinação contra a doença será lançada dia 1º de novembro, na fazenda Bom Jesus, no distrito de Boqueirão do Cesário.

Gerentes locais dos escritórios de Brejo Santo, Milagres e Mauriti, extencionistas e técnicos/assessores do Instituto Agroplos também participaram. Dos nove municípios da jurisdição da unidade de Brejo Santo, oito estavam presentes através de representantes das secretarias de agricultura e lideranças sindicais de Brejo Santo, Penaforte, Jati, Milagres, Barro, Porteiras, Mauriti e Aurora.

A reunião aconteceu nas dependências do CVT – Centro de Vocação Tecnológica de Brejo Santo, e reuniu cerca de 40 pessoas. O Coordenador Regional da Cariri Leste José Dias, fez a abertura da reunião e conduziu os trabalhos. O objetivo é reunir todos os colaboradores para o sucesso da campanha de vacinação contra a aftosa. José Leite, falou da importância sanitária da campanha para o Estado e das determinações da presidência da Agência envolvendo todos os servidores e dos índices alcançados na campanha anterior, quando o Ceará bateu a meta estabelecida pelo MAPA e vacinou cerca de 94% do rebanho de bovinos e bubalinos.

Para melhor efeito da campanha, a médica veterinária Simone Lira apresentou a divisão do território da Unidade, por fiscais agropecuários. Também foi apresentado o procedimento técnico e operacional da campanha, envolvendo a participação dos Escritórios de atendimentos ao clientena recepção e lançamento das declarações de vacinação pelos produtores no SIDAGRO e da necessidade da divulgação a nível municipal da campanha pelas prefeituras e sindicatos rurais.

O monitoramento na recepção, estoque, armazenamento e qualidade da vacina contra a febre aftosa nas revendas, a fiscalização do ato da vacinação nos rebanhos bovinos e bubalinos a nível de propriedade rural, o suporte técnico aos parceiros, a capacitação de vacinadores e demais ações demandadas durante a campanha ficarão a cargo da Unidade Local.

A meta para a segunda etapa é de atingir no mínimo 90% de vacinação contra a febre aftosa em bovinos e bubalinos, um nível de adimplência acima de 80% das propriedades rurais e assistir 5% das vacinações realizadas por município.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – 3101 7631