UECE e BNB conhecem Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos

27 de outubro de 2011 - 03:00

A ADAGRI apresentou na manhã desta quinta feira, o Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos do Ceará (PESCO). O programa foi apresentado pela coordenadora do PESCO, Aline Lima de Souza que trabalha na Unidade da ADAGRI de Maranguape, à representantes da Ematerce, UECE/FAVET e Banco do Nordeste.

O Programa Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos também é coordenado por Eudson Alves da Unidade de Canindé e Iarle Feitosa da ADAGRI de Tauá, um dos municípios com maior incidência de caprinos e ovinos do Ceará. O PESCO é suboordinado à área de defesa animal da ADAGRI, que tem como diretor de sanidade, Nélio Morais, também presente ao encontro

O objetivo do Programa é fortalecer a cadeia produtiva por meio de ações de vigilância e defesa sanitária. A população de caprinos no Ceará é de aproximadamente 1 milhão e 15 mil animais, um bom percentual em relação aos números do Nordete, com cerca de 9 milhões e 5 mil caprinos.

Já com relação aos ovinos, o Estado tem cerca de 2 milhões de animais. O Nordeste tem nove milhões e 300 mil. Os números são do anuário estatístico de 2010, realizado pelo IBGE.

O PESCO é regido no Ceará, pela lei estdual 14.446 de 2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade da notificação, prevenção, controle e erradicação das doenças dos animais, listadas pela Organização Mundial de Saúde Animal- OIE.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI, é o órgão competente, no âmbito do Estado do Ceará, para o desenvolvimento das ações de planejamento,coordenação, execução, fiscalização, prevenção, inspeção, controle e erradicação das doenças de que trata o art. 1º, na forma da Lei nº 13.496, de 2 de julho de 2004.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – 3101 7631
www.twitter.com/@adagri