Lançada 2º etapa da campanha contra a febre aftosa

1 de novembro de 2011 - 21:14

Cerca de 150 pessoas, entre prefeitos, secretários, técnicos e fiscais agropecuários, compareceram ao lançamento da segunda etapa da campanha de vacinaçao da febre aftosa, na fazenda Bom Jesus, no distrito de Boqueirão do Cesário a 114 km de Fortaleza.

Durante o encontro, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins destacou o trabalho realizado pela ADAGRI e EMATERCE na primeira etapa da campanha, quando o Ceará bateu recorde vacinando 94% do rebanho entre bois e búfalos no Ceará. “Nós conseguimos reduzir o número de produtores indadimplentes de 40 mil para 14 mil e até dezembro nós vamos chegar perto de zero”, disse o secretário. O secretário adjunto Antônio Amorim, ratificou: “o diferencial dessa nova direção da ADAGRI é o trabalho personalizado e assim nós vamos aumentar ainda mais esse índice”.

Há quase 15 anos o Ceará não registra casos de febre aftosa. O Ceará tem 2 milhões 343 mil e 772 animais (bois e búfalos). A meta alcançada é um dos passos necessários para que o Ceará alcance a situação de zona livre de febre aftosa com vacinação, com previsão parao reconhecimentonacional até o final de 2011 e reconhecimento internacional até o inicio de 2012.

Para isso, além da vacinação em massa é preciso investir na reestruturação na defesa agropecuária no Ceará. E o trabalho já começou. Durante o lançamento da 2º etapa, o Secretário Nelson Martins fez a entrega simbólica de veiculos para as unidades da ADAGRI no interior do Estado e anunciou que mais sete carros devem ser entregues ainda esse ano, além de vários outros equipamentos e custeios previstos no convênio plurianual assinado com o MAPA.

A ADAGRI é o órgão responsável pela execução do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA – no Ceará. O Presidente da agência, Augusto Júnior agradeceu a presença de tantos prefeitos e secretários de agricultura e pediu apoio nas fiscalizações, principalmente nas feiras agropecuárias: “com o apoio de todos os prefeitos e dos organizadores das exposições, nós vamos superar a meta mais uma vez e bater 95% de vacinação”.

O Ceará tem 2 milhões e 500 mil animais, entre bovinos e bubalinos (búfalo) e 140 mil produtores. A vacinação de todo esse rebanho significa, além da classificação de zona livre da febre aftosa, a abertura do comércio para outros estados do Brasil.

As vacinas já estão disponíveis nas revendas de todo o estado. Cada dose custa em média R$ 1,50. A multa para o produtor que não vacinar o rebanho é de R$13,43 por cabeça.

Além da multa, o produtor não poderá comercializar o animal que não foi vacinado. Este controle é feito com a GTA (guia de trânsito animal). A GTA é um documento indispensável para o controle de trânsito de animais. É através dele que os fiscais controlam a movimentação de animais e garantem o transporte de rebanhos sadios. O documento é obrigatório para todos os animais que serão transportados dentro e fora do estado, com exceção de cães e gatos. Sem a GTA, o animal não pode ser comercializado.

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, nas testas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – 3101 8105