2º etapa da campanha contra aftosa é lançada com festa em Brejo Santo

3 de novembro de 2011 - 03:00

A unidade da ADAGRI de Brejo Santo, em parceria com a EMATERCE e a secretaria de agricultura do município também realizou o lançamento da campanha de vacinação contra a febre Aftosa, segunda etapa 2011. Foi na manhã do dia 1º de novembro, no município de Porteiras, no sitio Muquém. A prefeitura municipal disponibilizou recursos financeiros e servidores para a realização do evento, a EMATERCE, regional Cariri Leste foi a responsável pela mobilização de produtores, lideranças e técnicos da região e a UL de Brejo Santo pela capacitação de vacinadores e os esclarecimentos técnicos e institucional.

A primeira dama do município, médica Socorro Martins Cardoso, na companhia do vice prefeito, vereadores e secretários, fez o sorteio de uma pistola de vacinação entre os vacinadores, doação de R$ 100,00 para quem conseguisse atingir o topo do “Pau de Sebo”, patrocinou lanches e uma banda de forró “pé de serra” para animar os presentes.

A UL de Brejo Santo, realizou vacinação assistida nos 30 bovinos presentes ao evento, pertencentes a seis produtores de base familiar, cujas doses de vacina foram doadas pela prefeitura.

O último caso registrado de febre aftosa no Ceará, foi há quase 15 anos, no município de Porteiras, no dia 11 de abril de 1997, por isso os produtores locais, em todas as campanhas realizam uma excelente cobertura vacinal nos seus rebanho bovino, tendo atingido na última campanha 15.000 cabeças.

O município dispõe de uma revenda de vacinas contra a febre aftosa, e mais seis, a nível regional, em Brejo Santo, com uma oferta inicial para mais de 20.000 doses. Para dar suporte a campanha, a UL de Brejo Santo realizou um trabalho de pré campanha, visitando, fiscalizando e orientando as 16 revendas de vacinas da sua jurisdição, no que diz respeito as exigências do MAPA ( IN 44/07) e da ADAGRI (resoluções 001 e 002/09) que estabelecem parâmetros técnicos para o estabelecimento comercial, referente ao armazenamento de vacinas contra a febre aftosa, a quem vender, como vender, e como entregar.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – 3101 8105