ADAGRI participa de reunião sobre eventos agropecuários

4 de novembro de 2011 - 15:05

O presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, participou na manhã desta sexta feira, de reunião promovida pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário, para debater assuntos pendentes relacionados aos eventos agropecuários que serão realizados no Ceará no ano que vem.

Além de definir o caléndário oficial de 2012, representantes da Fetraece, Faec, associação de criadores e promotores dos eventos tiraram dúvidas, deram sugestões e se informaram sobre as mudanças previstas para o próximo ano.

A reunião foi coordenada pelo núcleo de feiras e exposições ligado a coordenadoria de apoio às cadeias produtivas da pecuária (COAPE) da SDA. Na ocasião, o Presidente da ADAGRI Augusto Júnior, falou sobre a importância de se fiscalizar a entrada de animais nas exposições. “A agência de defesa é parceira. Nosso objetivo não é punir e sim fiscalizar e muitas vezes isso não é bem vindo, mas é necessário para o Estado.”

Augusto se referia as dificuldades encontradas por servidores da ADAGRI, em fiscalizar a entrada dos animais nas feiras, com relação a documentação de trânsito e atestados sanitários, principalmente nos municípios mais distantes. “Não podemos abrir exceção pra ninguém. É lei”, explica.

Entre as mudanças para o ano que vem, está a isenção de pagamento da taxa da GTA para o retorno dos animais à origem, vindos de exposições agropecuárias. “A GTA continua sendo exigida, mas a taxa do retorno para a fazenda não será cobrada, se o animal voltar para a mesma propriedade de origem”, diz Augusto. A decisão foi pubicada no diário oficial do dia 27 de outubro.

Outra novidade aunciada, foi a redução dos valores da GTA. Esta era uma antiga reivindicação dos promotores de eventos e dos criadores. O valor para a GTA de um bovino por exempo custa agora 0,50 UFIRCE. Cada Ufirce custa R$ 2,00 reais. A de ovinos e caprinos custa 0,45 UFIRCE. Se forem transportados mais de 20 animais, este valor cai para 0,40 UFIRCE.

O promotor da ExpoIguatu Mario Rodrigues, elogiou o trabalho da ADAGRI. “ Eu tenho a ADAGRI como parceria. A gente trabalha muito melhor seguindo as determinações da Agência. Nos eventos do Iguatu, não temos problemas nenhum.” A Feira Agropecuária de Iguatu acontece anualmente no mês de setembro. O Município tem a segunda maior bacia leiteira do Ceará, segundo a associação dos criadores da região. Com a produção de quase 140 mil litros de leite por dia, a região centro-sul do estado fica atrás apenas de Quixeramobim, município do sertão central.

Antes de finalizar a fala, o presidente da ADAGRI, também chamou a atenção para os leilões realizados dentro das feiras. De acordo com Augusto Júnior, os promotores dos leilões, precisam registrar o evento na ADAGRI e pagar taxa de R$348, 00. Além disso, as feiras precisam disponibilizar um médico veterinário cadastrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária, Responsável Técnico por todos os animais da exposição, bem como por sua saúde e trânsito.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – 3101 8105
www.twitter.com/@adagri