Jaguaribara recebe caravana da febre aftosa.

7 de novembro de 2011 - 03:00

O presidente da ADAGRI Augusto Júnior participou nesta segunda feira (7), de uma caravana contra a febre aftosa no municipio de Jaguaribara. Produtores se reuniram na câmara municipal para discutir o tema.

A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa foi lançada dia primeiro de novembro e segue durante todo o mês. A meta é repetir os números alcançados na primeira etapa, em maio, quando 94% do rebanho de bovinos e bubalinos foram vacinados no Estado, de um total de 2 milhões e 500 mil animais.

Na ocasião, também foi discutida, a questão da produção do queijo coalho artesanal.O Serviço de Inspeção Estadual é responsável pela higiene geral, tratamento, preparo,distribução, condicionamento, depósito, embalagem, tudo relacionado à produtos ou subprodutos de origem animal. O que vai para a mesa do consumidor tem que ter o carimbo da inspeção.

Além disso, o produtor precisa para registrar o produto, ter licença ambiental, atestado de saúde dos funcionários, cópia das plantas do estabelecimentos incluindo equipamentos; memorial econômico-sanitário; Implantação e utilização de Boas Práticas de Fabricação, registro e manual de fabricação dos produtos.

No Ceará, as ações de ispeção, registro e produção dos produtos de origem animal são regulamentadas pela Lei nº 11.988/92 e pelo Decreto 22.291/92.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – 3101 8105