ADAGRI debate PNCEBT na Superintendência Federal de Agricultura

17 de novembro de 2011 - 03:00

A Adagri – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará e a Superintendência Federal da Agricultura se reuniram auditório da SFA, no último dia 10 de novembro, para debater o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT).

A abertura do encontro foi feita pela superintendente da SFA no Ceará, Maria Luísa Rufino e pelo presidente da ADAGRI Augusto Júnior. Em seguida, a coordenadora do PNCEBT Gabriela Bica, falou sobre o programa e destacou a possibilidade de descentralizar as ações de fiscalização para controlar e erradicar a brucelose e tuberculose animal.

O Programa tem por finalidade controlar e erradicar essas duas zoonozes, doenças que acometem os animais mas podem ser adquiridas pelos humanos principalmente através do contágio. Para evitar a contaminação, desde 2001, é obrigatória a vacinação dos bezerros de 3 a 8 meses.

A fiscalização dessa obrigatoriedade sempre foi do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através de suas Superintendências Estaduais. Durante o encontro foi discutida a possibilidade de repassar essa responsabilidade para o órgão executor estadual, no caso do Ceará, a Adagri.

De acordo com coordenador do programa de brucelose/tuberculose da ADAGRI Jarier Oliveira, no fim do encontro, foram dados alguns encaminhamentos. Entre eles, a viabilização do curso de Brucelose e Tuberculose para os Fiscais Estaduais Agropecuários no início de 2012; o treinamento dos servidores da Adagri no LANAGRO no município de Pedro Leopoldo-MG no mês de março de 2012; agendamento de reunião na Universidade de São Paulo (USP) no mês de janeiro de 2012, sobre o delineamento para a realização do inquérito para Brucelose e Tuberculose no Estado do Ceará; sistematização da divulgação da vacinação contra Brucelose no estado do Ceará e reuniões bimestrais para avaliação das ações encaminhadas e pactuação de ações futuras, com a formação de uma Comissão Permanente para Controle e erradicação das doenças no Ceará.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – 3101 8105

www.twitter.com/@adagri