ADAGRI é parceira no 1º simpósio de queijos artesanais no Brasil

18 de novembro de 2011 - 03:00

Fortaleza será palco do primeiro simpósio de queijos artesanais do Brasil. Será de 23 a 25 de novembro no centro de treinamento do Banco do Nordeste no bairro Passaré. O simpósio é uma realização da Embrapa Agroindústria Tropical e conta com a parceria da ADAGRI.

O Simpósio terá como objetivo unir profissionais, produtores, pequenas, médias e grandes empresas que tenham alinhamento com as ações relacionadas a qualidade, segurança e certificação dos queijos. Os organizadores também pretendem promover debates entre o setor privado, produtores e instituições públicas direcionadas a soluções de problemas tecnológicos da produção de queijo e outros derivados.

Além de estimular o debate em torno do tema e dar maior atenção aos pequenos produtores excluídos, a expectativa é de que o evento represente um importante momento de interação e conhecimento entre os participantes e que se possam construir redes nacionais sólidas para a soma de forças e a elaboração de estratégias capazes de contribuir significativamente para a valorização e legitimação dos queijos artesanais.

Para a abertura das palestras do Simpósio estará presente Piero Sardo, presidente da Fundação Slow Food Internacional para a Biodiversidade, que é um ramo do Slow Food Internacional, presidido por Carlos Petrini. A expectativa é de que Sardo, que segue as campanhas em defesa dos queijos de leite cru que acontecem no mundo, mostre como elas se encontram e contribua para ampliar os debates.

Os queijos artesanais podem se tornar produtos reconhecidos no mercado interno e externo. Para agregar valor a estes é necessário que todos os elos da cadeia de produção de queijos artesanais trabalhem com um foco único: tradição, qualidade e segurança. As instituições de pesquisa, ensino e extensão, além dos órgãos reguladores devem participar deste processo juntamente com os produtores de queijo. A integração das instituições para melhoria da qualidade do queijo e fortalecimento do setor promoverá o avanço tecnológico de um produto considerado importante na cadeia produtiva do leite.

Para enriquecer o caráter cultural e gastronômico do Simpósio, foi colocada em sua programação paralela, a exibição do filme “O Mineiro e o Queijo”

Mais informações:

http://www.uece.br/eventos/simposiodequeijos

I Simpósio de queijos artesanais do Brasil queijo artesanal: valorização, origem e tradição
Data: 23 a 25 de novembro de 2011
LOCAL: Banco do Nordeste – Centro de Treinamento
Endereço – Av. Paranjana, 5.700 – bairro Passaré. Fortaleza

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – 3101 8105

www.twitter.com/@adagri