Mesa redonda debate produção de queijo no simpósio de queijo artesanal

24 de novembro de 2011 - 17:57

O Brasil tem 85 mil agroindústrias e 52% delas são de produção de queijos e laticínios. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento Agrário e apresentados hoje durante mesa redonda para discutir as políticas públicas para proteção de queijos artesanais. O debate aconteceu durante o primeiro simpósio de queijos artesanais do Brasil, promovido pela Embrapa na sede do Banco do Nordeste, no Passaré.

O Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta foi o moderador da mesa. Ele representou o Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins. O debate foi aberto por Ana Helena Junqueira, representante da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. O Estado mineiro é referência na produção de queijo no mundo inteiro. De acordo com Ana Helena a produção de queijo minas chega a 70 mil toneladas.

O Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior iniciou sua fala falando sobre o que o Ceará já está fazendo na questão do queijo artesanal. O Estadão tem legislação própria e segue as determinações do MAPA. Segundo Augusto, desde 2007, o Ceará já distribuiu cerca de dois mil tanques de resfriamento e cerca de cinco mil kits de boas práticas de ordenha. As associações recebem ainda capacitação desde o uso adequados dos equipamentos até a melhor maneira de gerir sua produção.

Augusto também lembrou da aprovação este ano do Fundeagro, que ideniza o produtor quando um animal é sacrificado, mas também chamou atenção para a dificuldade que a ADAGRI enfrenta para cumprir a lei. “Muitas vezes a agência precisa da ajuda da polícia quando um animal precisa ser sacrificado. O produtor resiste, não quer.” O presidente da ADAGRI também pediu para que os produtores se integrem nas discussões que objetivam criar uma lei estadual. “É preciso se organizar, os produtores serão os principais beneficados mas poucos comparecem aos debates”.

Diversos Estados do Brasil estão participando do debate. Depois das apresentações, produtores, pesquisadores e servidores das agência de defesa de todo o País, fizeram perguntas . Entre os principais temas, a legislação, ações dos Ministérios e as questões da sanidade animal.

O primeiro simpósio de queijos artesanais no Brasil prossegue até sexta feira. A palestra inicial mostrará casos de sucesso no Brasil. Ao final, uma reunião dos grupos de discussão será realizada para a produção da proposta da Carta de Fortaleza e seus desdobramentos.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

3101 8105

www.twitter.com/@adagri