83% do rebanho vacinado contra febre aftosa

8 de dezembro de 2011 - 14:59

Faltando uma semana para o fim da entrega das declarações de vacina contra a febre aftosa, o Ceará já vacinou 83% do rebanho, na segunda etapa da campanha realizada em novembro. É o que indica o relatório divulgado no fim da manhã desta quinta feira, pela ADAGRI. O número sugere que o produtor deixou para vacinar e declarar a vacinação para última hora.

O primeiro Município a vacinar 100% dos animais foi Chaval, localizado no Noroeste do Estado, na divisa com o Piauí.O Município repetiu a boa campanha de maio, quando na primeira etapa da vacinação também foi a primeira localidade a atingir 100% dos animais.

Mas a Unidade Local que alcançou primeiro a meta estabelecida pelo MAPA, de vacinar 90% dos animais, foi Brejo Santo. A unidade responsável por 9 municípios (Brejo Santo, Aurora, Barro, Milagres, Abaiara, Mauriti, Jati, Penaforte, e Porteiras) chegou hoje (8/12) a 90,35% de cobertura vacinal.

Dos 184 Municípios Cearenses, 82 estão com as taxas de vacinação abaixo de 80%. O índice mais baixo está em Banabuiu. Apenas 53,74% do rebanho foi vacinado, seguido de Itapipoca (53,83%) e Pindoretama (53,93%). Miraima (59,72%) e Jijoca de Jericoacoara (63,8%) também preocupam.

É importante lembrar que o produtor que vacinou seu rebanho, mas não declarou a vacina, terá seus animais considerados não vacinados. Após a compra da vacina, que deveria ter sido feita até o dia 30/11, o produtor tem 15 dias para declarar.

Quem não comprou e não vacinou bovinos e bubalinos pagará multa de R$ 13,43 por cabeça, comprará a vacina com autorização da ADAGRI, que custa em média R$ 2,00 e vacinará o rebanho com a presença de um servidor da Agência. O produtor que não cumprir a lei, não receberá GTA (Guia de Trânsito Animal) e ficará proibido de comercializar os animais dentro e fora do Estado.

Na primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, realizada em maio, o Ceará bateu recorde e vacinou 94,44% do rebanho em todo o Estado. Para lutar pelo status de zona livre com vacinação, é preciso repetir o sucesso da primeira etapa e vacinar pelo menos 90% dos animais.

Assessoria de Comunicação

Amanda Sobreira

31018105

www.twitter.com/@adagri