Reunião entre ADAGRI e representantes do setor avícola define metas para 2012

24 de janeiro de 2012 - 13:59

O Presidente da Adagri Augusto Junior se reuniu na tarde desta segunda feira (23) com representantes do setor avícola do Ceará. Cerca de 40 pesssoas entre empresários, médicos veterinários e representantes do setor avicola participaram. O encontro aconteceu na sede da Associação Cearense de Avicultura (ACEAV) para debater sobre a emissão de GTA (Guia de Trânsito Animal) e registro dos estabelecimentos comerciais de granjas avícolas (frango de corte e poedeiras).

Durante a reunião, a gerente do Serviço de Inspeção Estadual Adrianne Paixão proferiu palestra sobre o abate de aves. A coordenadora do programa estadual de sanidade avícola Hermeline Quirino, falou do histórico do Plano de Sanidade Avícola (PSA) no Estado, dando ênfase a obrigatoriedade do registro. “É uma obrigação em virtude da Instrução Normativa nº 56 do MAPA. É um processo que deve ser cumprido pelas empresas como parte das ações de registro do programa nacional de sanidade avícola”, explica Hermeline.

Em 2007, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento passou para os Estados, a responsabilidade de registrar os estabelecimentos comerciais de granjas avícolas (frango de corte e poedeiros). No dia 30 de dezembro do ano passado, foi lançada a Portaria Estadual nº 422/1, que estabelece as normas para o registro de estabelcimentos avicolas comerciais do Ceará. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento continua com a responsabilidade do registro de matrizes e avozeiros.

O prazo final para a entrega da documentação é 6 de dezembro de 2012. Os empresários precisam entregar a documentação necessária (clique aqui para saber qual é) e requerer o registro. “Depois de analisar os documentos, nós fazemos uma vistoria e estando tudo de acordo, emitimos o registro do estabelecimento”, afirma Hermeline. A validade do registro é de um ano.

No fim do encontro, o gerente de Tecnologia da Informação da ADAGRI Marcos Monteiro apresentou o sistema informatizado de emissao de GTA. Participaram também da reunião, o presidente da ACEAV, João Jorge Reis, o Fiscal Federal Agropecuário responsável pelo PNSA do Mapa/SFA José Antônio e demais representantes do setor avícola do Ceará.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

(85) 3101 8137

www.twitter.com/@adagri