Gestores avaliam instalação de mais barreiras nos municípios de divisa com a Paraíba e Pernambuco

7 de fevereiro de 2012 - 03:00

Servidores da Diiretoria de Sanidade Animal da ADAGRI estiveram , na última semana, na unidade de Brejo Santo para verificar possíveis rotas de ingressos de animais oriundos da Paraíba, no Ceará.

A visita faz parte do planejamento de um conjunto de ações da ADAGRI com o objetivo de alavancar o processo de elevação do status sanitário do Estado do Ceará para livre com vacinação de aftosa. Entre as ações, está a criação de novas barreiras fixas e móveis nas divisas dos limites territoriais.

Além da reunião com os gestores da Unidade, o médico veterinário Joaquim Sampaio e o assessor técnico da DISAN/ADAGRI, médico veterinário Francisco Newton Rocha Martins visitaram os postos de vigilânia zoofitosanitária de Jatí e Penaforte, na divida do Estado de Pernambuco. Os fiscais agropecuários Simone Lira e José de Oliveira acompanharam a visita.

Na visita ao município de Mauriti foi realizada uma reunião com o secretario de agricultura do município com finalidade de consolidar a instalação de uma UL da ADAGRI na cidade. Também foi constatada a necessidade da instalação de barreiras nas vias de acesso ao território cearense, saindo dos municípios paraibanos de Conceição, Bonito de Santa Fé e Monte Horebe, na divisa com a Paraíba.

Para o município de Barro, outra localidade limítrofe com o Estado da Paraíba, foi planejada a instalação de uma barreira para a localidade Monte Alegre, na BR 116.

A instalação das barreiras tornará eficiente, a fiscalização de trânsito de todos os produtos agropecuários vindos da Paraíba com destino à região do Cariri.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

3101 8137

www.twitter.com/@adagri