ADAGRI apreende sementes no Crato

13 de fevereiro de 2012 - 03:00

A unidade da Adagri no Crato, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – realizou, na última semana, fiscalização no comércio de sementes na região do Cariri.

Durante a ação em um estabelecimento local, os servidores constataram a presença de 192 sacos de sementes de capim, oriundas de campos de produção não inscritos no MAPA. A compra e venda de sementes produzidas em locais que não estão inscritos no Ministério fere o decreto presidencial n 5153 de 23/07/2004, que regulamenta a lei federal 10.711 de 05/08/2003.

Em virtude da irregularidade, todo o produto foi interditado pela equipe de fiscalização. O objetivo é suspender a comercialização até que seja finalizado o processo e determinada a destino final do material.

Ações desta natureza visam orientar os comerciantes locais a respeito da legislação vigente, além de coibir algumas práticas comuns adotadas pelo comércio que estão em desacordo com a legalidade. Outras ações serão realizadas ainda este ano com a mesma finalidade, tanto a nível regional quanto no estado do Ceará.

Participaram da fiscalização, o fiscal estadual agropecuário Carlos Diógenes, a agente estadual agropecuária Joyce Xavier e os fiscais federais agropecuários, Ivo Holanda e Shirley Mapuranga.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br