Ciclo de debates conscientiza produtores sobre embalagens vazias de agrotóxicos

14 de fevereiro de 2012 - 12:36

A Unidade da ADAGRI em Brejo Santo está realizando uma ciclo de debates e palestras com produtores rurais daregião do Cariri. Os encontros acontecem nas localidades com alta utilização de agrotóxicos (Brejo Santo, Mauriti, Porteiras, Penaforte e Barro). As reuniões prosseguem até o dia 17 de fevereiro.

No início de março, esses municípios irão receber uma ação itinerante para recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A atividade cumpre a lei federal 9.974/00 e a lei estadual 12.228/93 que disciplinam a destinação final das embalagens vazias de produtos fitossanitários e distribui responsabilidade para o agricultor, o revendedor, o fabricante e o poder público. Todas as embalagens recolhidas serão levadas ao município de Mauriti.

A ADAGRI participa do processo, assessorando o principal articulador que é a ADIAC – Associação dos Distribuidores e Revendedores de Insumos Agrícolas do Cariri, que já conta com mais de 20 revendas associadas. Com o apoio do presidente da ADIAC, Francisco Rivaldo do Nascimento, já foram feitos contatos e reuniões junto ao CONPAM, SEMACE e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV) para regularizar o recebimento itinerante em um local autorizado pela SEMACE Depois as embalgens irão para a central de Mossoró, sob a responsabilidade do INPEV.

A ação em Brejo Santo está sendo coordenada pelo gerente de inspeção da Diretoria de Sanidade Vegetal da ADAGRI, Daniel Camurça. Participam das atividades,os fiscais agropecuários José de Oliveira Santos e Marcos Antônio Barboza, ambos da Unidade de Brejo Santo.

A secretaria municipal de meio ambiente e as emissoras de rádio da região estão trabalhando em parceria para conscientizar os agricultores da importância de recolher e armazenar de forma correta as embalagens vazias.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br