Ceará Evolui no Combate a Febre Aftosa

30 de março de 2012 - 13:05

O Estado evoluiu no combate à febre aftosa. Em setembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai apresentar relatório sobre a situação do Ceará

O Secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, participou de encontro, em Brasília, com o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde foi assinado um termo de compromisso para garantir a continuidade das ações de combate à febre aftosa.

Participaram da reunião representantes do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Pará, representando a Região Norte. Todos esses estados estão enquadrados na zona de risco médio de febre aftosa e o MAPA desenvolve um trabalho para que eles se tornem zona livre de aftosa com vacinação.

Entre os dias 5 e 9 de março houve auditoria do MAPA no Ceará para saber as condições do estado de se tornar zona livre de aftosa com vacinação. O processo constatou evolução em relação ao último levantamento, em 2011, passando de nota 64 para 76 na soma dos indicadores avaliados, o que demonstra aptidão para se tornar zona livre.

Na segunda quinzena de abril, algumas propriedades cearenses que criam gado bovino vão passar por sorologia. O objetivo é coletar sangue do rebanho para saber se eles estão ou não afetados pela doença. Em setembro, o MAPA vai apresentar parecer sobre a inclusão do Ceará na zona livre de febre aftosa com vacinação.

Avanços

De acordo com o secretário Nelson Martins, o avanço do Ceará no combate à febre aftosa aconteceu devido às políticas adotadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). Entre elas, a contratação de mais 140 profissionais, sendo 61 fiscais e 79 técnicos agropecuários, pela Agência de Desenvolvimento Agrário do Ceará (ADAGRI) e a instalação de 15 novos escritórios do órgão no interior cearense, totalizando 40 postos de atendimento.

“Nós estamos cumprindo uma série de exigências legais para atender às demandas do MAPA e fazer com que o Ceará se torne zona livre de aftosa. Assim nós poderemos ampliar os nossos negócios, vendendo até para outros estados e até para o exterior”, afirmou o secretário.

Participaram da reunião, o secretário Nelson Martins, o presidente da Adagri, Augusto Júnior, o coordenador da Campanha de Combate à Aftosa no Ceará, Joaquim Sampaio, e representantes da Delegacia Federal de Agricultura do Ceará.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Comunicação
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br

Gleysiane de Sousa
Estagiária de Jornalismo
(85) 3101 2457
www.twitter.com/@adagri