ADAGRI apresenta plano para ficar livre da aftosa

17 de abril de 2012 - 17:20

O presidente da ADAGRI Augusto Júnior foi o palestrante convidado para a reunião semanal do AGROPACTO. O encontro aconteceu nesta terça feira, no auditório do Banco do Brasil da Avenida Desembargador Moreira.

Na pauta, as ações do Estado para que o Ceará alcance o status de livre de febre aftosa com vacinação. Durante a apresentação, Augusto mostrou os 27 itens exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para que um Estado consiga o status.

O Ceará passou pela auditoria do MAPA em março e conseguiu nota 3 na avaliação que vai de um a cinco, cumprindo 76% das exigências. Um crescimento de 14% se comparado com o ano anterior. Segundo Augusto, a ADAGRI irá intensificar o trabalho em pelo menos quatro vertentes: “vamos continuar de forma intensiva, a fiscalização nas feiras agropecuárias e pedimos a contribuição dos organizadores para que nos comuniquem e facilitem nosso trabalho, principalmente em Pacajus, Cascavel e Quixadá”.

Outro ponto importante diz respeito as barreiras do Estado para que animais do Rio Grande do Norte e da Paraiba não entrem no Ceará. São os dois estados do Nordeste que alcaçaram nota menor que 70 na avaliação do MAPA. “A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal já estão nos apoiando nessa fiscalização. O estado de Pernambuco que faz fronteira com a Paraíba está empenhado nisso, ” diz Augusto. As propriedades próximas a áreas de risco, como lixões e matadouros também receberão atenção especial, assim como o controle de vacinação nas farmácias veterinárias.

O presidente da Agência também falou sobre as conquistas da ADAGRI no último ano. Um deles, foi a aprovação pela Assembleia do FUNDEAGRO, que ideniza o produtor quando um animal é sacrificado. O fundo é formado por 10% de tudo que a ADAGRI arrecada. “Temos 67 mil reais em caixa. É muito para o que tínhamos, mas ainda é pouco para o que podemos precisar”, disse Augusto.

Além disso, as emissões de GTA (Guia de Trânsito Animal) cresceram 57% de 2010 para 2011. As contratações da ADAGRI e a compra de equipamentos autorizadas pelo Governo fizeram o Ceará dá um grande passo em busca do reconhecimento nacional.

O secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins participou do encontro. Ele ratificou o pedido de ajuda aos produtores, em nome da Associação dos Criadores e da Federação de Agricultura do Ceará, para que facilitem o trabalho dos fiscais durante as feiras: “ A fiscalização pode não ser agradável, mas ela é necessária e trará bons frutos depois”, concluiu o Secretário.

O secretário adjunto Antônio Amorim, parabenizou os resultados alcançados pela ADAGRI e lembrou do empenho da Ematerce no interior do Estado. “Sem eles não seria possível por exemplo, reduzir de 40 mil para 15 mil o número de produtores inadimplentes. José Maria Pimenta, presidente da Ematerce também participou do debate.

SOROLOGIA

Durante a reunião do Agropacto, Augusto Júnior explicou como será feita a sorologia em maio e junho. 263 propriedades serão escolhidas por sorteio, pelo MAPA, em 138 municípios do Ceará. Os animais selecionados terão de seis a doze meses, podendo se estender até 24 meses. A sorologia será feita em 30 animais de cada propriedade.

Este ano, a primeira etapa da vacinação contra a aftosa será realizada de 1 a 30 de junho.

Participaram ainda, da composição da mesa, o diretor de sanidade animal Nélio Morais e o coordenador do programa de erradicação da febre aftosa Joaquim Sampaio. O debate foi acompanhado por fiscais, agentes agropecuários, produtores e demais autoridades do setor.

Fotos: Brunno Carvalho

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

www.twitter.com/@adagri

3101 8137