Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú: embalagens vazias de agrotóxicos são recolhidas

19 de abril de 2012 - 03:00

A ADAGRI participou nesta terça feira, do recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú. A ação aconteceu de forma integrada com a SEMACE e O INPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias e contou com o apoio dos comerciantes locais de insumos agrícolas.

Durante a atividade foram retiradas do campo, uma grande volume de embalagens vazias, armazenadas de forma inadequada, das propriedades dos produtores rurais do distrito. Recolher as embalagens é de suma importância para a defesa do meio ambiente e para a proteção da saúde humana. Segundo Tito Carneiro, Assessor Técnico da Adagri, “iniciativas integradas deverão ser continuadamente incentivadas e mantidas pela Agência, especialmente nos distritos de irrigação”, concluiu.

Este recolhimento é amparado pela lei 9.074/00, que disciplina a destinação das embalagens vazias de agrotóxicos.

O Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, localizado na região norte do estado, fica a 220 km de Fortaleza e 160 km do porto de Pecém. Sua posição é privilegiada para exportação de seus produtos, podendo alcançar à Europa ou Estados Unidos em 7 dias de navio ou 10 horas de avião.

Participaram da ação, os Fiscais Estaduais Agropecuários Armando Cesar, Marcos Mauricio, Gleyber Cartacho, Zilton Sena e Paulo Jorge. Além dos Gerente Tuffi Habibe e do Assessor Técnico Tito Carneiro. posição é privilegiada para exportação de seus produtos, podendo alcançar à Europa ou Estados Unidos em 7 dias de navio ou 10 horas de avião.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira