ADAGRI destrói 12 mil mudas de citros no Ceará

27 de abril de 2012 - 03:00

A ADAGRI (Agência de Defesa Agropecuária do Ceará) através da Diretoria de Sanidade Vegetal, eliminou mais de 12 mil mudas de citros no Ceará. As plantas estavam contaminadas com a praga conhecida como Cancro Cítrico. A doença bacteriana é altamente contagiosa e resistente, provocando lesões nas folhas, frutos e ramos e consequentemente, a queda da produção de espécies cítricas.

O primeiro foco da doença foi detectado em dezembro de 2011, em Beberibe. Em seguida, outros viveiros localizados na Região Metropolitana de Fortaleza, Paracuru e em Saõ Benedito foram identificados. Focos da Doença também foram detectados em produções domésticas no Ceará. “ É importante dizer que esses viveiros não venderam mudas para as áreas de produções comerciais, o que significa que estas não foram atingidas”, afirmou Tuffi Habibe, Gerente de Vigilância e Defesa Vegetal da ADAGRI, com base nos monitoramentos desenvolvidos pelos Fiscais da ADAGRI nessas áreas.

No mês de abril, uma mega operação, reuniu todos os ficais da Área Vegetal. Eles foram divididos em grupos e por regiões, realizando inspeções com coletas de amostras para exames laboratoriais e após a confirmação da ocorrência da praga, foram iniciadas e concluidas ações que culminaram com a erradicação de 12 mil mudas.

Além da erradicação da praga cancro cítrico, os Fiscais também fizeram um trabalho de educação sanitária. O procedimento está de acordo com a portaria 291/97 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “As atividades de prospecção de pragas fazem parte de um intenso e permanente trabalho de vigilância fitossanitária no Estado do Ceará afirma Tito Carneiro, Assessor Técnico da ADAGRI|DISAV.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira
3101 8137
amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
www.twitter.com/@adagri