ADAGRI realiza fiscalização sanitária em laticínios

27 de abril de 2012 - 03:00

A ADAGRI realizou fiscalização sanitária em 9 laticínios registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) localizados nos municípios de Caucaia, Pentecoste, Quixeramobim, Milhã, Umari e Monsenhor Tabosa. As ações aconteceram entre os dias 16 e 20 de abril.

Foram analisados quesitos relacionados à infraestrutura, funcionamento e aplicação das Boas Práticas de Fabricação de alimento
s conforme Lei Estadual 11.988/92, Decreto Estadual 22.291/92 e Portaria MAPA 368/97.

As principais infrações cometidas pelos laticínios e averiguadas pela equipe de fiscalização foram: envase de produtos com data de fabricação errada e fabricação de produtos sem registro junto ao SIE. Em um dos laticínios foram encontradas inúmeras doses de vacina contra febre aftosa armazenadas de forma inadequada na câmara frigorífica.

As penalidades variaram entre notificação, apreensão e multa. Todos os laticínios receberam notificação orientando modificações estruturais e/ou de funcionamento e estabelecendo prazo máximo para atendimento das exigências realizadas.

Participaram das ações os Fiscais Pedro Neto, Djanira Gadelha, Patrícia Campos, David Caldas, Annira Cortez, o estagiário Lima Neto e a gerente do SIE Adrianne Paixão.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira