Campanha contra febre aftosa será em junho

27 de abril de 2012 - 03:00

A campanha da febre aftosa, que geralmente acontece em maio no Ceará, foi adiada para 1º de junho. O adiamento é devido ao processo de sorologia do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os bovinos do Estado terão o sangue colhido a partir de 18 de junho. O procedimento se estenderá por 30 dias. O objetivo é testar o sangue dos animais para a febre aftosa. A sorologia acontece em vários Estados do Brasil e serve de controle da doença.

Em maio, haverá o sorteiro das propriedades. Cerca de 20 animais de cada fazenda, entre 6 e 12 meses, serão avaliados. Caso não haja animais suficientes dessa faixa etária, a idade pode se estender até os 24 meses.

O resultado sairá em 90 dias. Durante esse período, os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. Também não será possível vacinar esses animais contra a febre aftosa. O controle será feito através de um brinco padronizado pela ADAGRI – Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – órgão responsável pela colheita e fiscalização no Ceará.

Caso o resultado seja positivo, o teste será refeito, como explica o Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior : “o segundo teste será feito porque o exame pode ser falso positivo, uma reação da vacinação de novembro”.

Assessoria de Comunicação

Amanda Sobreira

3101 8137

amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

www.twitter.com/@adagri