Fronteiras com RN e PB estão fechadas

17 de maio de 2012 - 13:07

Ovinos, caprinos, suínos e bovinos do Rio Grande do Norte e da Paraíba estão proibidos de cruzar a fronteira com o Ceará, sem a autorização do Serviço Oficial, desde terça feira (15). A barreira vale também para produtos oriundos desses animais. O estado de Pernambuco também fechou a fronteira com a Paraíba.

As barreiras foram fechadas porque Rio Grande do Norte e Paraíba não se adequaram as normas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Profissionais que atuam nas barreiras estão orientados a voltar para a origem, todos os produtos e animais desses estados.

Caso os produtos e animais sejam identificados dentro do Ceará, os animais serão sacrificados e os produtos incinerados. “A única maneira desses animais circularem no Estado, é se eles estiverem em quarentena observada pelo MAPA”, explica Augusto Júnior, Presidente da ADAGRI.

Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco e Alagoas atingiram as metas e seguem agora para o processo de sorologia.

As ações já começaram. 241 propriedades foram sorteadas e estão sendo identificadas. Os fiscais e agentes estão orientando os proprietários e a partir da 3º semana do mês de junho, o sangue dos animais será coletado.

As análises serão enviadas aos laboratórios credenciadas pelo MAPA. O trânsito dos animais do RN e PB só voltará ao normal quando estes estados alcançarem o status de zona livre com vacinação da febre aftosa.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

3101 8137

amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

www.twitter.com/@adagri