MAPA realiza auditoria nas barreiras do Ceará

12 de junho de 2012 - 03:00

Funcionários do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – estão em Fortaleza para fiscalizar as barreiras localizadas nas divisas com o Rio Grande do Norte e a Paraíba,

Eles chegaram na tarde desta segunda feira (11) e ficam até sexta feira percorrendo todas as barreiras do Ceará. A atividade faz parte da auditoria que o Ministério faz no Ceará para que o Estado alcance o status de zona livre de aftosa com vacinação.

Desde o dia 15 de maio, ovinos, caprinos, suínos e bovinos do Rio Grande do Norte e da Paraíba estão proibidos de cruzar a fronteira com o Ceará, sem a autorização do Serviço Oficial. A barreira vale também para produtos oriundos desses animais. O estado de Pernambuco também fechou a fronteira com a Paraíba.

As barreiras foram fechadas porque Rio Grande do Norte e Paraíba não se adequaram as normas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Profissionais que atuam nas barreiras estão orientados a voltar para a origem, todos os produtos e animais desses estados.

Caso os produtos e animais sejam identificados dentro do Ceará, os animais serão sacrificados e os produtos incinerados. “A única maneira desses animais circularem no Estado, é se eles estiverem em quarentena observada pelo MAPA”, explica Augusto Júnior, Presidente da ADAGRI.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br
3101 8137
www.twitter.com/@adagri