ADAGRI sacrifica animais em Crateús

13 de junho de 2012 - 03:00

Servidores da ADAGRI de Crateús precisaram sacrificar cinco animais nesta terça feira (12). As 4 vacas e 1 touro apresentaram resultado positivo para brucelose. A ação atende determinação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT).

 

Os animais foram enterrados em uma vala coletiva. Segundo o médico veterinário Francisco das Chagas Cardoso Filho que pariticipou do procedimento, a atitude do proprietário foi imprescindível para o controle da doença: “assim que o proprietário recebeu o diagnóstico positivo, ele comunicou imediatamente a Adagri do município. Ele protegeu a propriedade dele e as vizinhas.”

 

A brucelose é uma enfermidade contagiosa que atinge bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos e, acima de tudo, é preocupante por ser zoonose, atingindo o ser humano. O ser humano pode ser contaminado com a bactéria através do consumo do leite cru, de produtos derivados do leite contaminado (manteiga, queijo, iogurte e coalhada), consumo de carne e miúdos de animais positivos para brucelose e através do contato com restos de parto e fetos abortados de animais doentes, além do manejo incorreto desses animais.

 

Os animais se contaminam pela água, alimentos e pastos contaminados por bactérias eliminadas durante abortos junto com as secreções do mesmo, placenta e fetos abortados, inseminação artificial e monta natural.

 

O Agente Estadual Agropecuário Francisco de Assis Lemos Maia também participou do procedimento.

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 8137

www.twitter.com/@adagri