Uso Correto e Seguro de Agrotóxico

18 de junho de 2012 - 14:14

O uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos e afins representa um desafio para o poder público e a sociedade, tendo em vista suas graves conseqüências para a saúde da população e do meio ambiente.

Os agrotóxicos são importantes para a proteção das plantas em relação ao ataque de pragas e doenças, no entanto podem ser perigosos se forem utilizados de forma errada. A preocupação vai desde o momento da aquisição do produto até o destino das embalagens vazias. A seguir apresentamos algumas orientações a serem seguidas em todas as etapas da utilização de agrotóxicos:

Aquisição: Consulte um Engenheiro Agrônomo, para que ele faça uma avaliação da situação da sua lavoura, em relação a pragas e doenças e indique o produto mais apropriado através do receituário agronômico. Na hora da compra, exija a nota fiscal, examine o prazo de validade, não aceite embalagens danificadas, verifique se as informações de rótulo e bula estão legíveis, certifique-se de que o vendedor informou ,na nota fiscal, o local onde as embalagens vazias devem ser devolvidas. Adquira também, se não possuir, o equipamento para sua proteção individual – EPI, lembre-se que o uso de EPI é obrigatório!

Transporte: Os cuidados com o transporte de agrotóxicos visam diminuir os riscos de acidentes. Procedimentos para o transporte de agrotóxicos:

 

– O veículo recomendado é do tipo caminhonete e deve estar em perfeitas condições de uso (freios, pneus, luzes, amortecedores, extintores etc);

– As embalagens devem estar organizadas de forma segura e cobertas por uma lona impermeável, presa à carroceria;

– Nunca transporte embalagens danificadas ou com vazamentos;

– É proibido o transporte de agrotóxicos dentro das cabines ou na carroceria, quando esta transportar pessoas, animais, alimentos, rações ou medicamentos;

– O transporte deve ser feito sempre acompanhado da nota fiscal do produto e cumprir a legislação que trata do transporte de produtos químicos perigosos.

 

 

Leia mais:

 

 

 

 

 

Leis:

 

Decreto:

 

 

Resolução: