Barreristas de Limoeiro apreendem animais no Vale do Jaguaribe

24 de agosto de 2012 - 00:00

 

Servidores da ADAGRI autuaram mais um transportador de animais. A ação foi realizada na barreira volante de Limoeiro do Norte.

 

Os fiscais agropecuários Iran Águila e Nilton Júnior e técnico em agropecuária Marciano Lopes, constataram o trânsito irregular e com o apoio da Polícia Militar, autuaram o motorista. O animal foi levado para o lixão do município e sacrificado.  

 

O sacrifício foi realizado conforme Portaria da ADAGRI de n° 274/12 e memorando circular DSA/SDA n° 62/12, que prevê o sacrifício de animais vindos dos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Essa medida visa garantir a sanidade do rebanho Cearense.

 

O trabalho serve de apoio ao inquérito soroepidemiológico, com vista ao reconhecimento do estado do Ceará como zona livre de febre aftosa com vacinação.

 

 

Barreiras

 

Ovinos, caprinos, suínos e bovinos do Rio Grande do Norte e da Paraíba estão proibidos de cruzar a fronteira com o Ceará, sem a autorização do Serviço Oficial, desde maio. A barreira vale também para produtos oriundos desses animais. O estado de Pernambuco também fechou a fronteira com a Paraíba.

 

As barreiras foram fechadas porque Rio Grande do Norte e Paraíba não se adequaram as normas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.

 

Profissionais que atuam nas barreiras estão orientados a voltar para a origem, todos os produtos e animais desses estados.

 

Caso os produtos e animais sejam identificados dentro do Ceará, os animais serão sacrificados e os produtos incinerados. “A única maneira desses animais circularem no Estado, é se eles estiverem em quarentena observada pelo MAPA”, explica Augusto Júnior, Presidente da ADAGRI.

 

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – (85) 3101 81 37

amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

www.twitter.com/@adagri