Diretoria apresenta avaliação de emissão de GTAs

31 de agosto de 2012 - 00:00

A diretoria de sanidade animal da ADAGRI divulgou hoje, a avaliação de desempenho da emissão de GTAs referentes ao período do II trimestre de 2012. O relatório faz uma análise comparativa ao último trimestre de 2012 e ao mesmo período em 2011.

O segundo trimestre apresentou um total de 35.207 GTAs emitidas enquanto o primeiro trimestre de 2012 registrou 21. 431 GTAs, isso representa um acréscimo de 60% de crescimento do II trimestre em relação ao primeiro de 2012. destaque-se o mes de maio de 2012 com a emissão de 14.736 GTAs emitidas, representando o maior número de GTAs já emitidos no estado em um único mês.

Com relação ao mesmo período do ano passado,observamos também um incremento em 2012 de 60%, registrando-se 35.207 GTAs em 2012 e 21. 346 em 2011. Ao compararmos os semestres no mesmo período, observamos a emissão de 36.458 GTAS em 2011 e de 56.638 em 2012, representando um incremento de 55% a mais no I semestre do ano 2012.

O principal destino dos animais em relação as GTAs emitidas, continua a ser o abate, representando 43,3%, vindo em seguida a cria/engorda com 30,6% e a cria reprodução com 13,7%, outras finalidades representando 21,4%.

Em relação as ULs, continua destacando-se Quixada com 19,6% das GTAs emitidas no estado, amparada pelo grande número de animais comercializados na Feira semanal, registrando nesse último trimestre, movimentos de mais de dois mil animais por semana na respectiva Feira, essa situção foi fortalecida pela redução dos índices pluvíometricos no semestre e consequentemente uma demanda maior de produtores buscando a comercialização do seu rebanho.

Outro destaque que relacionamos no período é o da Unidade Local de Tauá que no trimestre ficou colocada em segundo lugar na emissão de GTAs, superando a Unidade de Iguatu, convém destacar de que essa Unidade recebeu no ano de 2012 o reforço da inclusão de mais dois Fiscais Médicos Veterinários.

De acordo com os dados do MAPA em análise dos últimos dois anos o estado do Ceará está ocupando a quarta colocação em número de emissões de GTAs no nordeste, entre aqueles que pleiteiam o status de livre de Aftosa com vacinação, situando-se atrás do Maranhão,Pernambuco e Alagoas. Com o crescimento continuo das emissões de GTAs observado no ano de 2012 no Ceará, acreditamos que o estado já se colocará na frente do estado de Alagoas e se posicionando em terceiro lugar no nordeste.

Destacamos mais uma vez o fortalecimento e o processo continuo de evolução da emissão de GTAs no estado, visto que, essa demanda é uma das ferramentas mais estratégicas dentre os componentes de um Programa de Defesa Sanitária Animal.

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br