ADAGRI capacita fiscais da área vegetal

10 de setembro de 2012 - 00:00

Fiscais Estaduais Agropecuários da ADAGRI, participam até sexta feira (14), de capacitação em Geoprocessamento aplicado à Defesa Vegetal e atividades fiscais. O curso está sendo ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Rodrigo Viana, Gerente da Moscamed Brasil, com apoio técnico do Fiscal Antônio Dimas Simão de Oliveira da ADAGRI de Limoeiro do Norte.

 

Para as ações de georeferenciamento, são utilizados aparelhos de GPS (Global Positioning System) ou (Sistema de navegação por satélite), que possuem várias funções e o seu domínio, é o foco principal deste curso. Essa ferramenta é fundamental para as atividades fiscais da Agência.

 

Durante o curso estão sendo abordados temas como o funcionamento do GPS, através de teoria e exercícios em campo, onde  serão praticadas as suas funções básicas: localização, navegação e mapeamento.

 

Os exercícios incluirão a captura das informações a partir de mapas digitais e em papel, inserção dessas informações no GPS, localização e navegação dos pontos e rotas determinados, exportação dos dados de campo para serem visualizados em programas apropriados, noções de cartografia, interface com o computador, programas para edição de mapas temáticos para identificação das áreas levantadas e trabalhadas. “ A recepção dessas informações permite que as ações de fiscalização da ADAGRI, no Estado, sejam mais eficazes.”, disse Augusto Júnior, Presidente da ADAGRI, que também falou sobre os próximos passos da área vegetal.

 

O curso foi dividido em duas etapas: a primeira turma participará   no período de 10 a 14 de setembro e  a segunda turma, de 08 a 11 de outubro.

 

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 8137

www.twitter.com/@adagri