Assembleia homenageia dia do veterinário

11 de setembro de 2012 - 00:00

 

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta terça-feira (11) sessão solene para homenagear o dia do médico veterinário. A sessão aconteceu no Plenário 13 de Maio e homenageou profissionais e entidades que de alguma forma contribuíram e até hoje contribuem com o bom desempenho da profissão.

 

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI) e o titular da SDA, Nelson Martins, foram homenageados pelo sucesso que têm sido as últimas duas campanhas de vacinação contra a febre aftosa no Ceará. “Divido esta homenagem com o Governador Cid Gomes que ofereceu todas as condições à ADAGRI para que a campanha contra a febre aftosa pudesse mostrar que o Ceará está empenhado em atingir o status de zona livre com vacinação”, destacou o secretário, que fez questão de reconhecer o trabalho desempenhado pelo presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, e demais servidores da secretaria, principalmente os médicos veterinários, para que o Ceará alcançasse este índice.

 

A sessão foi presidida pelo deputado estadual Hermínio Resende, presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa que destacou  a importância destes profissionais para o Ceará e para toda a sociedade. “Devemos destacar a mais recente conquista da categoria de ter conseguido tirar o Estado do risco desconhecido de febre aftosa”, reconheceu.

 

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, José Maria dos Santos, ressaltou os avanços da profissão, que usa novas tecnologias como forma de garantir a qualidade sanitária dos alimentos, favorecendo o crescimento da economia do Estado. “O médico veterinário trabalha pelo direito de se conseguir um alimento seguro para o homem e, para isso, se dedica a estudos e muito trabalho”, afirmou.

 

Receberam placas comemorativas da Assembleia os veterinários Célio Pires Garcia, Epifânio Meneses de Oliveira, Evanisa Alves Ventura e Gerlene Castelo Branco Coelho. Também foi homenageada a engenheira agrônoma e Superintendente do Ministério da Agricultura do Ceará, Maria Luiza Silva Rufino, que salientou que a profissão vem sendo cada vez mais reconhecida. “Esses profissionais têm o papel de cuidar também da saúde publica e a sociedade já tem esta consciência disso”, acrescentou.

 

Também participaram da sessão solene o deputado federal João Ananias; o diretor de sanidade animal da Adagri, Nélio Batista de Moraes; o professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Amaury Oriá; o coordenador de fiscalização da Secretaria de Pesca e Aquicultura, Cícero Ermerson Moreira, e o tenente coronel da Polícia Militar, Raimundo Nonato Ramos.

 

 

 

Assessoria de comunicação da SDA

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510

 

lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br

Twitter: @ImprensaSDA

 

 

Assessoria de comunicação da ADAGRI

Amanda Sobreira – amanda.sobreira@adagri.ce.gov.br

(85) 3101 8137

twitter.com/@adagri